Como ter uma CNH Gratuita


Hoje em dia, tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou regularizar CNH é o que todos mais desejam, porém na maioria das vezes pode ser algo bem complicado. No primeiro momento para ter uma CNH, pode ser algo difícil para quem não possui uma boa renda financeira. Entretanto, você pode conseguir uma CNH gratuita, que é a que vamos abordar no decorrer do artigo. Já para regularizar CNH, é algo ainda mais complicado, pois envolve a suspensão da CNH para dirigir, também veja se é possível conseguir a CNH na pandemia.

Veja também:

Cartão de crédito Santander Play – Tire todas suas dúvidas

Como solicitar o Cartão de crédito Digi+ (Digimais)

Cartão Will Bank: Tudo que precisa saber sobre ele

leilão de carros e motos

O que é CNH Social?

Também bem conhecida como CNH Popular, a Carteira de Habilitação Social, nada mais é que um programa oferecido pelo Governo  e realizado por alguns Departamentos de Trânsito do país. Com intuito de ajudar as pessoas que têm uma renda baixa, a conseguir a sua primeira CNH. Além do intuito de auxiliar os jovens para conseguir uma CNH, esse programa do Governo, capacita esses jovens para conseguir emprego no mercado de trabalho, como nas áreas de transporte.

É preciso ter em mente que esse programa do governo não é disponibilizado para todos os estados do país, mas você pode consultar se o estado em que reside disponibiliza a CNH grátis, basta acessar o site oficial do Detran ou o site oficial do CNH Social. 

Outro ponto importante é saber que as CNH desse programa são de categoria B, entretanto, há outro programa que é chamado de “Habilitação Profissional para Transporte”, em que você tem a possibilidade de trocar a sua CNH categoria B pela CNH categoria D. Só que para que você consiga fazer essa mudança, há algumas regras a serem cumpridas: ter pelo menos 2 anos de Carteira Nacional de Habilitação categoria B, 21 anos de idade e que o interessado não tenha efetuado infrações graves, caso tenha conseguido a suspensão da carteira, existe é possível regularizar CNH, ou ter realizado infrações médias por um período de cerca de 12 meses. É importante também não perder pontos em sua carteira e principalmente aqueles que precisam regularizar CNH.

Quem tem direito a fazer inscrição para CNH gratuita

Os interessados em tirar sua CNH Social, é importante que comprove sua renda familiar de no máximo dois salários mínimos, ou seja, todos os jovens que têm interesse que tenham renda abaixo de 2 salários mínimos podem conseguir adquirir sua CNH. E como já mencionamos, é importante verificar se o seu estado disponibiliza a possibilidade de participação desse projeto, dado que alguns estados do país não dispõe desse programa, como o Piauí (PI). Por esse motivo, você tem que consultar os sites do Detran CNH Popular  ou do CNH Social. 

Dessa forma, é preciso ter em mente que cada estado fica responsável na gestão do projeto, cada Detran CNH Popular, pode possuir editais diferentes, com as condições bem variadas. Dado isso, é importante que ao conseguir a sua carteira, siga a lei corretamente para que não precise regularizar CNH em casos de suspensões.

CNH Gratuita

Inscrições para CNH gratuita 2021

Para que você possa verificar as inscrições para sua Carteira Nacional de Habilitação, é necessário possuir alguns documentos que são fundamentais para que você consiga a aprovação da sua CNH na pandemia. Em geral, os documentos pessoais solicitados para que você possa realizar a inscrição da sua CNH, são eles:

  • Documento de identificação com sua foto, como RG (Registro Geral);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Caso os membros que compõem a sua família possuem carteira de trabalho, é importante adicionar;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento de todos os membros que fazem parte da sua família.

Depois de ter esses documentos em mãos, é necessário fazer a sua inscrição para conseguir a CNH Social, você pode fazer por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado em que você reside e fazer o envio dos dados necessários.

Há também como se inscrever pelo site do SEST/ SENAT, basta acessar a página dedica ao CHN Social, se preferir pode clicar nesse link: www.sestsenat.org.br/cnh-social-novos-motoristas que você será redireiconado para a página do SEST/ SENAT, que contém todas as informações fundamentais sobre esse projeto do governo.

Como acompanhar a inscrição da CNH Social?

Ao fazer a inscrição por meio do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado, você enviará todos os dados e documentos necessários para conseguir a sua CNH Social. Depois disso, o Detran do estado irá ficar responsável em uma análise da sua proposta de solicitação, o Detran análise se você realmente precisa da CNH Social, verifica as suas condições. Após isso, se aprovado, o Detran irá enviar para seu email a confirmação da aprovação da sua CNH, juntamente com as instruções necessárias. Você também pode acompanhar a sua solicitação de inscrição da CNH Social, visitando o site do Detran do seu estado e fazer o acompanhamento, você também pode está verificando em sites de notícias como andam as inscrições do CNH Social. 

Estados que oferecem CNH social em 2021

Como já mencionamos diversas vezes ao decorrer desse pequeno artigo, nem todos os estados do Brasil disponibilizam a CNH Social, por isso, fizemos uma lista dos estados que oferecem CNH. Confira a listagem abaixo dos estados que oferecem CNH Social 2021:

  • Amazonas (AM);
  • Bahia (BA);
  • Ceará (CE);
  • Distrito Federal (DF);
  • Espiríto Santo (ES);
  • Goiás (GO);
  • Minas Gerais (MG);
  • Paraíba (PB);
  • Pernambuco (PE);
  • Rio Grande do Norte (RN);
  • Roraima (RO);
  • São Paulo (SP).
CNH Gratuita

Inscrições DETRAN

Para que você possa realizar a inscrição por meio do DETRAN, deve acessar o site oficial do Detran no estado em que você reside. Depois de acessar, é preciso que você encontre dentro do site a área em relação ao cadastro da Carteira Nacional de Habilitação, em seguida é só fazer o preenchimento dos seus dados pessoais. 

Após o recebimento da sua inscrição, o Detran irá fazer umas análises da sua proposta, caso você tenha sido aprovado para esse projeto, o Detran será responsável no envio do e-mail com a referida confirmação. 

Outro ponto também, caso você precise regularizar CNH, poderá estar verificando o site do Detran para que você possa voltar a estar na direção do seu carro. 


Abra sua Conta e Peça seu Cartão de Crédito PAN

Você pode solicitar seu Cartão de Crédito PAN com conta digital totalmente Grátis!
Holler Box