Como funciona o saque aniversário do FGTS? Conheça


O governo federal alterou as regras concernentes ao saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) em 2019 no mês de julho. De lá pra cá, têm aparecido várias dúvidas sobre o funcionamento do saque-aniversário. E neste artigo procuramos trazer para você um pouco sobre isso.

Agora, com o novo modelo, os trabalhadores conseguem retirar uma vez por ano, parte do FGTS. Porém, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador perde o direito de saque. E o recebimento só ocorre no mês do seu aniversário. Continue acompanhando a leitura e saiba mais.

Veja também:
Conheça o empréstimo Pernambucanas e veja como ele funciona
Cartão Neon e conta digital – Conheça os benefícios
Empréstimo Help – Conheça e tire todas as suas dúvidas

Saque-aniversário: como funciona?

O saque aniversário é disponibilizado de acordo com o calendário definido pelo FGTS. Todos os trabalhadores possuem o direito de resgatar uma parcela mais uma porcentagem do fundo. Caso, depois da disponibilidade, o trabalhador não faça o saque até o prazo determinado, a parcela vai retornar para a reserva do FGTS. É possível também receber em outros bancos, considerando que a conta tem a mesma titularidade cadastrada na Caixa Econômica. Em casos assim, e-mail 1 mês de aniversário do trabalhador, o total a ser pago vai ser aportado em outra conta, caso valor não seja sacado, não irá retornar ao fundo de garantia.

Vale a pena aderir ao saque-aniversário do FGTS?

A resposta para essa pergunta é relativa, vai depender de algumas coisas. Quando o trabalhador escolhe o saque-aniversário, ele tem a possibilidade de aplicar as quantias resgatadas em produtos financeiros que repassa ou oferecem uma rentabilidade melhor.

O que fazer ao retirar o valor do saque-aniversário do FGTS?

Algumas pessoas ainda não sabem o que fazer para tirar o valor do saque-aniversário do FGTS, e nós iremos esclarecer a você como você pode estar fazendo isso. No ano de 2019, a rentabilidade ao ano do FGTS foi 6,18% — 0,515% ao mês. Sendo 3% ao ano (fixo) mais a Taxa Referencial (TR), que foi zerada, somada à distribuição do lucro líquido do fundo de 100%. E sabe o que tem importância que deve ser levado em consideração na hora de optar pelo saque do FGTS.

Algo que deixou de ser interessante foi a rentabilidade. Dessa forma, é bom fazer o saque das quantias de forma estratégica, aplicando elas em produtos mais rentáveis e seguros. Importante lembrar que, pode ser uma ótima ideia sacar os recursos para quitar dívidas. Mas, por outro lado, fazer a retirada do FGTS para gastar com coisas sem necessidade não é um bom caminho.

Por motivos assim, a avaliação precisa ser feita de maneira individual, levando em consideração suas particularidades. E para isso é importante que você entenda qual sua faixa salarial e seu perfil, analisando questões como objetivo de vida e tributação. Analisando a perspectiva econômica, termo dinheiro na mão pode ser mais vantajoso e pode ser feito uso inteligente desses recursos. Portanto, escolher o saque aniversário pode ser a melhor opção.

Posso cancelar o saque-aniversário?

É possível sim cancelar. Mas para retornar ao seu modelo original, é necessário aguardar aproximadamente dois anos. A alteração só ocorre depois de 25 meses. Mas só vale para as pessoas que são cadastradas no Saque-aniversário e escolher a mudança, a regra antiga só vai voltar depois de julho de 2023. Durante esse período, é possível ainda movimentar a conta do FGTS em hipóteses previstas por lei. Para financiamento de casa própria, por exemplo, em caso de aposentadoria, doenças graves, calamidades públicas, entre outros.

Se você for demitido sem justa causa em meio aos 25 meses de transição, terá que esperar o fim da mudança para conseguir sacar o valor total do FGTS. Isso também vale em situações de rescisão por reciprocidade, força maior, comum ao acordo entre o empregador e o trabalhador, falecimento do empregador individual, extinção do trabalho a termo e temporário, falecimento da empresa ou nulidade de contrato e suspensão do trabalho avulso. Dessa forma, só a multa de 40% é garantida, quando aplicada. 

O saque-aniversário do FGTS é permanente?

Esse valor pode ser alterado com o passar do tempo, dessa forma o valor do saque-aniversário não é permanente. Todo ano, o saque aniversário é calculado baseado no montante presente na conta do FGTS. Inclusive, pode ser que as parcelas cheguem a diminuir, caso o trabalhador chegue a ficar desempregado/sem emprego, por exemplo.


Abra sua Conta e Peça seu Cartão de Crédito PAN

Você pode solicitar seu Cartão de Crédito PAN com conta digital totalmente Grátis!
Holler Box